miércoles, diciembre 14, 2005

Voltando à realidade?

Voltei pra São Paulo na sexta passada e ainda estou tentando me readaptar a essa cidade, se isso for possível.

A sensação de angústia, medo e ansiedade que me tomaram quando descia o avião misturaram-se com a impressão de que nada mudou e de que eu somente havia passado um fim de semana longe de casa.

Mas muita coisa mudou sim.

Em meio ao trânsito que parece só piorar, ao "fenômeno Bruna Surfistinha" (eu poderia ter ficado sem saber dessa), à lama no Planalto e ao nervosismo que o futebol ainda me causa, consegui listar algumas coisas das quais certamente vou sentir saudades em Buenos Aires:
- Poder caminhar pelas ruas
- Poder viver (bem) sem carro
- Os cafés com medialunas
- A linha de ônibus 110
- As praças, parques e a quantidade de árvores que deixam qualquer paulistano envergonhado
- O bairro de Palermo Viejo
- Os vinhos bons que custam menos de 10 pesos
- Os asados
- O sorvete de doce de leite caseiro com brownie da Persicco
- O sotaque porteño
- Os amigos
- O apartamento 10ºD

Por outro lado... não posso deixar de mencionar algumas coisinhas que, sinceramente, podem ficar lá na Argentina de vez:
- A poluição, principalmente dos ônibus
- A falta de educação dos motoristas argentinos para com os pedestres
- A imagem do Maradona como o Deus do universo
- O tango que toca incessantemente pelas ruas
- Os donos do meu ex-apartamento

Entre tantas coisas, só posso citar a frase do mestre. E ainda que ela tenha se tornado um chavão, faz todo o sentido.

"Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Vou organizar as idéias, porque agora o momento é de ebulição, e voltar a escrever em breve.

No hay comentarios.: