lunes, diciembre 04, 2006

E quando a terra tremer???

Uma das coisas que mais me causou estranheza, para não dizer que me assustou, desde que cheguei aqui, foi saber que no Chile é comum ter terremoto. Acreditem se quiser, todos com os quais conversei se lembram de terem sentido pelo menos 1 tremor de terra. Mas aqui eles tratam disso com tanta naturalidade como se estivessem falando de uma tempestade de verão, às quais nós brasileiros estamos mais que acostumados. Aliás, quando um chileno que esteve em São Paulo me descreveu o que sentiu quando vivenciou uma chuva de verão, pensei: para eles, esses são os nossos terremotos.


Também me lembro quando fui pela primeira vez a um cidade de praia daqui e me deparei com placas que indicavam rotas de evacuação em caso de tsunami. Meda. E aqui no meu prédio, então?? O que vocês sentiriam se toda vez que fossem tomar o elevador se deparassem com a plaquinha aí ao lado “em caso de incêncio ou de terremoto não use o elevador”?

Mas para que todos se tranquilizem, apesar de serem comuns no Chile, os terremotos não causam grandes transtornos em Santiago. Certamente os estragos que as chuvas fazem no Brasil ganham de longe dessas “tremedinhas” ingênuas...
Ainda não senti meu “primeiro tremor”, mas se isso ocorrer um dia... conto pra vocês se eu me portei bem ou se comecei a rezar “Santa Bárbara, São Jerônimo” que nem uma louca (essa expressão já foi muito usada pelos Moura e Souza).

E, por incrível que pareça, os tremores acabam por deixar a cidade mais bonita. Isso porque, por questões de segurança, a maioria dos prédios aqui não tem mais do que uns 14 andares. É uma sensação que há muito eu não sentia: olhar ao redor e ver 100% do céu. Ao final, sofrer com umas tremidinhas de vez em quando até que vale a pena.

No hay comentarios.: