miércoles, noviembre 29, 2006

O primeiro dia de aula... em outro país.



Faz 2 semanas que estou vivendo em Santiago. Nunca imaginei que um dia eu iria sair do Brasil, mas também não me surpreendi com o caminho que tomei. Meus primeiros dias se pareceram como de outra viagem qualquer, tinha a sensação de que em uma semana iria voltar a São Paulo e iria seguir com minha vida. Mas depois de alguns dias é que você se dá conta que não se trata de uma viagem de turismo, e aos poucos se começa a tentar se acostumar a uma nova cultura, novas expressões, novos programas de tevê... e vêm as perguntas: quem é Pamela Díaz? O que significa “pasarlo chancho”? Como eles podem dizer “Irarrázaval” tão rapidamente? Será que algum dia eu vou conseguir pronunciar “huevón” como os chilenos? (em tempo: breve post sobre as gírias e expressões chilenas).

Eu me sinto como se estivesse começando a estudar num colégio novo, onde os outros alunos já se conhecessem faz anos e eu fosse a mais nova aluna. Dá medo, mas também é empolgante. Porque eu me lembro que quando era pequena e começava um novo ano letivo, eu morria de vontade de saber quem seria da minha turma, quantos alunos novos estariam na minha classe, que aulas eu iria ter. E é exatamente assim que eu me sinto. Adoro novidades e, portanto, já quero conhecer meus novos "coleguinhas", meus novos professores, as novas lições de casa.

A verdade é que eu acho que todos nós temos constantemente um primeiro dia de aula. Seja no Chile ou no Brasil, no trabalho ou na família, a melhor coisa da vida é continuar aprendendo e conhecendo coisas e pessoas novas. E o melhor é que num colégio, no final do ano, todos acabam se divertindo com as histórias e recordações de quando um era estranho para outro... e é assim que eu acho que vai ser: agora, eu e o Chile ainda estamos nos estranhando um pouco, mas no final tenho certeza de que seremos melhores amigos.

Em tempo: aos meus amigos e a minha família, que sempre serão meus amigos e minha família, digo: o coração da gente é infinito. Portanto, todos os que vierem a se somar às minhas amizades NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM substituirão vocês.

Esse post também foi publicado no Zancada, blog aqui do Chile para o qual eu escrevo. Para ler a versão em "miguelito", clique aqui.

6 comentarios:

Anónimo dijo...

Pequena, é isso aí. Abrir fronteiras, abrir o coração e a alma e andar pra frente... que a vida da gente é onde a gente está.

Mergulhar no mundo novo é uma delícia, e vc pode esperar com certeza as três fases (1 Amo tudo; 2 Odeio tudo; 3 Amo algumas coisas, não curto tanto outras e estou aqui simplesmente porque este é o lugar que eu escolhi).
O bom é que a fase 3 é a última, ou seja, altos e baixos virão, mas a tendência é ao equilíbrio...

Mas por enquanto, curta a montanha russa, porque depois vira tudo carne de vaca (para mim, que estou na Argentina, para vc vai virar tudo frutos do mar) e a gente pode até esquecer que tudo um dia foi novidade. Mas como diz um amigo, e como já disseram outros antes dele, o mais importante é nunca perder a capacidade de se surpreender.

Boa estadia na sua vida nova.

Beijos

Pat

Andy grey dijo...

Te desejo a melhor sorte.
No meu caso, foi super difícil me habituar a Santiago despois de toda uma vida no Río. Nao durei muito (ano, ano e meio), nao me acustumei a pesar de ter quase toda minha familia lá. Pra mim Chile e só pra ferias mesmo.
Faz 13 anos que vim pra Argentina e acho que vou ficar por aqui mismo, porque apesar das críticas, gosto muito deste país.
Beijo y sorte!

Anónimo dijo...

Anita querida!
Que gostoso voltar a teu blog.
Ele sempre me fez conhecer Buenos Aires, agora conhecerei o Chile.
Queria ter deixado alguma mensagem boa para tua ida, mas os problemas com meu sogro se agravaram e não tive cabeça.
Desejo à você que todas as surpresas e novidades aí do Chile se transformem em momentos e recordações felizes.
Admiro sua capacidade de enfrentar novas realidades, não por obrigação, mas por escolha própria. É disso que são feitos os vencedores.
Você, com certeza é uma vencedora sempre.
Que tudo seja bom (embora a gente saiba que primeiro dia de aula deixa qq um doido...risos), mas que no fim das contas, como dizem nossos gênios jogadores de futebol, "o saldo seja positivo".
Um beijo e tudo de bom de uma pessoa que tá sempre torcendo por vc, mesmo de longe.
Carol

Anónimo dijo...

Anita querida!
Que gostoso voltar a teu blog.
Ele sempre me fez conhecer Buenos Aires, agora conhecerei o Chile.
Queria ter deixado alguma mensagem boa para tua ida, mas os problemas com meu sogro se agravaram e não tive cabeça.
Desejo à você que todas as surpresas e novidades aí do Chile se transformem em momentos e recordações felizes.
Admiro sua capacidade de enfrentar novas realidades, não por obrigação, mas por escolha própria. É disso que são feitos os vencedores.
Você, com certeza é uma vencedora sempre.
Que tudo seja bom (embora a gente saiba que primeiro dia de aula deixa qq um doido...risos), mas que no fim das contas, como dizem nossos gênios jogadores de futebol, "o saldo seja positivo".
Um beijo e tudo de bom de uma pessoa que tá sempre torcendo por vc, mesmo de longe.
Carol

anaaleixo dijo...

Obrigada a todas pelas lindas palavras!

Anónimo dijo...

Oi Ana prima!!!!
Achei onde que eu posso te escrever aqui neste blog!!!
Ponha mais umas fotinhos aí pra gente ter uma noção das coisas que você está curtindo aí, tá?

Beijos