domingo, abril 22, 2007

Minha primeira vez

“Sentia que seu corpo balançava no mesmo movimento que as janelas, a cama, os lustres. Seus sentimentos eram confusos – medo, excitação. Não sabia em que pensar, queria que tudo passasse rápido, mas ao mesmo tempo desfrutava esse momento único. Era seu primeiro terremoto.”

Para mim, um terremoto sempre foi sinônimo de catástrofe. Cresci vendo as imagens dos tremores na Cidade do México, São Francisco, Tókio e tantos outros lugares, e agradecia por viver num país onde isso não acontecia. Mas me mudei pro Chile e quando me disseram que aqui os tremores eram comuns, não pude deixar de me assustar. Por isso desde que eu cheguei no Chile venho tentando me acostumar à idéia de que cedo ou tarde iria passar por uma situação assim. E nesse fim de semana finalmente tive minha “primeira vez”.

Dormia tranquilamente quando tive a sensação de que alguém empurrava a minha cama. Despertei e escutei o barulho da televisão se movendo, os vidros tremendo. Não podia acreditar! Foram menos que 3 segundos, mas o que eu senti depois foi uma mistura de medo e alegria. Medo porque obviamente foi algo que eu nunca havia enfrentado e sentir a terra se movimentando do nada não é algo muito agradável. Há pouco tinha visto as notícias de um terremoto na região de Aisén (Sul do Chile) e uma reportagem na TV sobre o terremoto de São Francisco em 1989. Imaginar que algo parecido poderia acontecer comigo foi medonho. Mas por outro lado senti uma surpreendente alegria, já que finalmente descobri qual é a sensação de vivenciar um tremor de terra, foi como uma vitória pessoal. Sei que outros mais fortes virão, mas eu já me sinto mais preparada (ou não).

Depois desses 3 intermináveis segundos, demorei pelo menos mais 30 minutos pra voltar a dormir. Mas no dia seguinte de manhã pensei que no Brasil não há terremotos, mas que eu já passei por sustos muito piores... e fiquei tranqüila.
Obs - para ler a versão desse texto em miguelito no Blog Zancada, clique aqui.

1 comentario:

Antonio Lino dijo...

putz, que tesão... sou doido pra tremer num terremoto. E ver um furacão.
A gente tão pequenininho e a natureza tão grande...
beijão!