martes, julio 24, 2007

O frio


Quando vim morar em Santiago sabia que teria que me acostumar ao frio. Mas é só quando ele chega que a gente tem a real idéia do que significa viver com ele. Porque uma coisa é o frio que a gente tem em São Paulo, uma semana gelada, depois começa a amenizar. Outra coisa é estar 3 meses com temperaturas máximas de 15 graus.

Uma coisa são os casacos que a gente compra no Brasil pra se abrigar. Aqui, não esquentam nada.

Uma coisa é você colocar várias blusas para se abrigar. Outra é ter que colocar blusa térmica, blusa de manga comprida, malha de lã, meia-calça normal, meia-calça de lã, meia de lã, calça de veludo, jaqueta, casacão, cachecol, luva, gorro, ... e ainda assim sentir frio.

Uma coisa é ir trabalhar bem agasalhada. Outra coisa é ter que trabalhar o dia inteiro de luva e ainda assim levantar de 5 em 5 minutos para esquentar as mãos na estufa.

É conversar com alguém dentro do escritório e ver o vapor saindo da boca.

É dizer, quando fazem 12 graus, "ah, hoje não está tão frio".

É sentir, quando fazem 16 graus, um tímido calor no corpo.

É ver na rua um carro que veio de um bairro mais alto coberto de neve, e ter que se segurar para não denunciar que você é mais um brasileiro fascinado com o gelo.


É voltar do trabalho morrendo de frio e quase desmaiar de felicidade ao entrar em casa e sentir o calorzinho da calefação.

É desfrutar, ainda mais, um bom vinho, ou uma boa cachaça.


É ganhar uns quilinhos extras, porque simplesmente é impossível ficar só na saladinha e negar um bom prato de massa.


É agüentar 3 dias de chuva, mas depois ser recompensada por um dia lindo com a Cordilheira toda nevada.


É ter saudades do calor da praia, mas no fundo no fundo... adorar viver nesse clima.

9 comentarios:

Kaminda dijo...

Prima!!!!
Passei por aki para te deijar um bjao grandao!!!
e mutios abraços!!!
Te adoruuu demais estou com mtas saudadesde vôce, amei a fotografia da cordilhera
A gente se fala!!
Renee

Kaminda dijo...

xiii tava esqueçendo vou fazer add do seu blog neste treco aki meu... huahuauahuah
nunca escrevo nada pois sou mto ruim para!!!
mas tem musica, da q eu gosto claso rsrsrsrsrs
bjins prima linda

renee

Joana dijo...

SUPER ME IDENTIFIQUEI!!!!
Adoreeei!
beijos

Jo

Anónimo dijo...

boa tarde, desculpa estar invadindo
o seu blog, mais o encontrei por que estou pesquisando sobre o Chile, j� estive a� em 2005, mais n�o deu certo,agora quero voltar para estudar, atualmente trabalho em uma gr�fica no Brasil, se vc puder me dar um toque de como est� a� em quest�o de trabalho.

Gostei muito do seu blog.
meu nome � Ir�,
o meu e-mail � iro.naide@hotmail.com

bom caso n�o conteste,tudo de bom p/vc

Grata,

Ir�- Guarulhos- SP - Brasil.

Anónimo dijo...

Olá Ana,
Tenho vontade de morar em santiago e nas minhas pesquisas encontrei seu blog.
Quero muito saber como é o mercado de trabalho...inha formação acadêmica é em Serviço Social. Penso em fazer mestrado...Bem, se tiver alguma informação...agradeço muito
elanecavalcante@hotmail.com

pvinhoza dijo...

Olá, estou querendo comprar roupas de frio quando chegar em Santiago, no dia 03/10. Pode me indicar lojas onde comprar? Estão em liquidação ou melhor levar do Brasil? Meu e-mail é patvinhoza@hotmail.com. Obrigada.
Patrícia.

Anónimo dijo...

oi, com temperaturas de 15 graus e ainte te queixas, vesse que nunca estiveste num sitio com temperaturas de 7 graus negativos, e nao é assim tao pouco 7 graus negativos, mas ja é um bocaito fresco...

Anónimo dijo...

Tipo, ultimamente to fascinado com a américa do sul, e eu só tenho 16 anos! HUAHAUHAUHAUUHA, to pensando em fazer faculdade ai em santiago, alguma coisa relacionada a geografia, tenho muitas duvidas, mais já que vc mora ae, vc poderia tira-las pra mim? tipo.. A facul ae é cara ou barata? a qualidade de vida? dá uma um garoto de 18 anos morar sozinho numa boa? me responde pelo msn, n tenho blogger, leeohhh@hotmail.com, espero suas respostas!!! beijos e boa sorte com o frio!! HUAAUH

Nilce dijo...

Estive no Chile em julho(2011), de Santiago descemos até Pucón, passando por Talca, Chillá e Villa Rica. Conhecemos a neve, imagina a cena: 6 brasileiros vendo a neve cairpela 1º vez! Brincamos de jogar bolinha de neve, fizemos boneco, creio que os pessoal da cabana em Chillán deram muitas risada do nosso comportamento! Adorei os 12 dias que fiquei aí, quero um ia morar aí também, + ainda não sei como..... Adorei seu blog